ESPECIALIDADES

Otorrinolaringologia

A Otorrinolaringologia é a ciência da Medicina que investiga, trata e acompanha os pacientes com queixas e doenças relacionadas aos ouvidos, nariz e garganta. Dessa maneira, lida com alterações do funcionamento auditivo, do equilíbrio, da percepção espacial, da respiração, do olfato, do sono, da fala e da deglutição.

Tem um espectro de atuação amplo e, com frequência, maneja doenças com manifestações e repercussões em sistemas a ela relacionadas, como os sistemas nervoso, respiratório e límbico (emocional).

Seu campo de atividade inclui a consulta médica, a execução de exames e procedimentos em ambulatório/consultório e também a realização de cirurgias.

Devido à vasta quantidade de sistemas e doenças envolvidos na especialidade, é comum – em especial nos grandes e médios centros, que o cuidado provido aos pacientes seja repartido entre profissionais específicos e particularmente capacitados conforme sub-áreas de dedicação.

É o exemplo de médicos especialistas em Otoneurologia, em Medicina do Sono, em Cirurgia Estética da Face, em Laringologia e assim por diante.

Otoneurologia

A Otoneurologia é a área da Otorrinolaringologia dedicada à investigação, manejo e seguimento de pacientes com queixas relacionados a disfunções da orelha interna (labirinto) e vias neurais relacionadas. Assim, o profissional médico dedicado à Otoneurologia é capacitado para atender, particularmente, indivíduos com sintomas de tontura, vertigem, desequilíbrio, perdas de audição, zumbido, entre outros.

Trata-se de uma disciplina complexa e desafiadora, em especial pelas nuances da avaliação dos casos. Infelizmente, essas dificuldades com frequência levam a ausência do estabelecimento do diagnóstico e tratamento adequados. O resultado é a permanência e, muitas vezes, complicação das doenças relacionadas.

Outro problema usual é a abordagem dos casos por profissionais com outras formações sem o apoio e construção do eixo do cuidado na figura do médico especialista. Essa conduta priva os pacientes da definição de diagnósticos precisos, da realização de exames de modo racional e da formulação de planos terapêuticos completos. 

Para manejo adequado dos pacientes em Otoneurologia, enfim, é fundamental um conhecimento transversal não apenas em Otorrinolaringologia, como também em Neurologia e Clínica Médica. Além disso, a boa prática nessa disciplina exige o comprometimento com a consulta médica e o foco no estabelecimento de causas e terapias direcionadas.

Muitas vezes, será necessário o apoio de exames ou de terapias reabilitadoras executadas por outros profissionais da saúde, como fonoaudiólogos, dentistas e fisioterapeutas. Outras tantas, pareceres de outras especialidades médicas serão valiosos. Mas sempre, visando ao melhor resultado, a avaliação deve ser efetuada e o tratamento deve ser norteado, balizado e acompanhado pelo médico Otoneurologista.

LOCAIS DE ATENDIMENTO

Nosso Endereço

Ao clicar no botão abaixo, você será redirecionado aos locais onde o Dr Lucas Mangia presta atendimento em Curitiba, bem como a localização e respectivos telefones.